Em busca da cor do verão, muitas pessoas não usam o protetor solar da forma correta ou sequer faz uma única aplicação. Esse resultado é sentido na pele principalmente por pessoas mais brancas.
Quanto mais queimaduras a pessoa tem ao longa da vida mais chances há em desenvolver um cancer de pele. |
“Deixar de usar, usar incorretamente o filtro solar ou expor a pele aos raios solares em horário indevidos têm um só resultado: pele vermelha, ardência, inchaço e algumas vezes descamação”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.
As queimaduras solares exigem o mesmo cuidao: muita hidratação, mas isso não é o bastante. Além de hidratar bastante a área queimada – vale até usar pomada de assadura de bebê -, é importante ingerir muito líquido. “Se o paciente estiver com muita dor, pode tomar analgésico, antiinflamatório ou usar pomada com corticóide. Mas todas essas opções devem ser indicadas por um médico, pois têm efeitos colaterais”, revela Drª Annia.
Cremes com babosa, corticóides tópicos – em gel, loção ou creme – e compressas frias, que podem ser feitas com camomila diminuem a vermelhidão e ardência. Segundo a dermatologista, “as compressas e também os hidratantes – de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar – ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele. Outra opção são os banhos frios e mornos, se possível, de imersão com aveia na água”.
Publicidade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário